segunda-feira, 1 de abril de 2013

Lesão em Chicote Cervical


É o nome dado a uma lesão dos tecidos moles do pescoço, geralmente causada por extensão e flexão repentina dele — um movimento rápido para frente e para trás. Por ser tão repentino, não dá tempo para o desencadeamento dos reflexos musculares normais de proteção. Este movimento súbito obriga a coluna a realizar um movimento anormal, e no processo pode danificar os tecidos moles que mantêm a coluna estável (ligamentos, facetas, músculos).
É uma lesão relativamente comum que freqüentemente, por falta de conhecimento sobre a condição, não é levado a sério nem tratada.

Causas

As causas comuns das lesões traumáticas da coluna cervical são resultado de lesões dos discos intervertebrais, facetas e tecidos moles da espinha.
Lesão em chicote se refere a uma variedade de lesões cervicais associadas a torções súbitas do pescoço, a grande maioria das quais ocorrem devido a colisões de carro, ex. uma batida no traseiro do carro que, muitas vezes, pode causar trauma das articulações intervertebrais, discos, ligamentos, músculos cervicais e raízes nervosas.
Outras causas comuns são: lesão sofrida durante a prática esportiva, ex.: nos esportes de contato; golpe acidental ou intencional à cabeça; queda de uma altura, ex. no trabalho ou ao cair de um cavalo; LER do pescoço, ex.: segurar o telefone com o pescoço; e abuso infantil, ex. batendo ou sacudindo uma criança.

Sintomas

Sintomas mais comunsdores de cabeça na região cervical e rigidez no pescoço e região posterior da cabeça.
Outros sintomasDor nos ombros, braços e entre as omoplatas; fraqueza nos braços; tonteira; problemas visuais; fadiga; zumbido no ouvido; perda de memória ou concentração; músculos doloridos; lesão ligamentar; distúrbios de sono; dor lombar; perda de equilíbrio; perda do movimento do pescoço; dificuldade para engolir; dor na mandíbula.
Na maioria dos casos, os sintomas costumam desaparecer depois de 2 a 4 semanas. No entanto, se persistirem ou piorarem depois de 6 a 8 semanas, pode ser motivo para se fazer mais radiografias ou outros testes diagnósticos.

Diagnóstico e Tratmento

Para se chegar ao diagnóstico, são analisados o histórico da lesão e o relato dos sintomas pelo paciente . Quando existe a possibilidade de fratura ou deslocamento da coluna cervical, é indicado a realização de um raio-X. Imagens de ressonância magnética ou de tomografia computadorizada são indicadas para detecção das lesões dos tecidos moles.
Tratar com colar cervical de 2 a 3 semanas ; gelo; Quiropraxia ; exercícios de movimentação; analgésicos e relaxantes musculares em alguns casos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua opinião