segunda-feira, 11 de março de 2013

Cólica menstrual pode ser tratada com a Quiropraxia


A Dismenorréia Primária, popularmente conhecida como “cólica menstrual”, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado. É um distúrbio doloroso que reduz a qualidade de vida e pode até mesmo privar a mulher de suas atividades cotidianas em meio às crises de dor. O problema demanda o uso de medicamentos que produzem um efeito paliativo, sendo que logo o problema tende a reaparecer na mesma intensidade ou ainda pior.
O principal sintoma é a dor em cólica no baixo ventre, de intensidade variável, que se irradia para as costas e membros inferiores, durante a menstruação. É uma dor aguda e intermitente, às vezes incapacitante, com curtos períodos de acalmia. Quando muito forte, pode estar associada a outros sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e nas mamas, inchaço.
Tratamento

Mulheres com cólicas menstruais primárias, em geral, se beneficiam com a adoção de algumas medidas, como a prática de exercícios aeróbicos, pilates que ajudam a liberar endofirna, aplicação de calor local e dieta rica em fibras.
Há também o recurso do uso de medicamentos antiinflamatórios não-esteróides para alívio da dor. Esse uso, porém, não deve ser indiscriminado: exige acompanhamento médico.
Então, que tal tratar as cólicas menstruais de uma forma mais natural, menos tóxica e mais eficaz? Diversos estudos* demonstram que mulheres que sofrem com a dismenorréia primária obtém diminuição da intensidade e duração das dores e consequente redução da necessidade da ingesta de medicamentos quando tratadas com Quiropraxia.
A redução da concentração de prostaglandinas** no sangue após ajustes quiropráticos, a facilitação do fluxo nervoso que passa pela coluna e controla o sistema reprodutor, bem como o equilíbrio da tensão dos ligamentos úterosacrais (que sustentam o útero, ligados ao sacro) são teorias que justificam os benefícios observados na prática clínica quiroprática.
Dicas

* Evite levar vida sedentária. Exercícios aeróbicos moderados ajudam a aliviar a dismenorreia primária;
* Coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal, quando estiver com cólica menstrual;

* Não ingira alimentos que retardam o trânsito abdominal ou provocam fermentação, especialmente no período pré-menstrual;
* Beba bastante água;
* Não se automedique. Procure assistência médica. É importante estabelecer um diagnóstico diferencial entre a dismenorreia primária e secundária para selecionar o melhor tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua opinião