sábado, 9 de março de 2013

Soluções para aliviar a tensão, dor e estresse



Aliviar o estresse pode reduzir a dor que é agravada ou causada pela tensão muscular. Além disso, gerenciá-lo continuamente também pode ajudar a prevenir a aparição das dores nas costas. 

Tratamentos como Quiropraxia, Pilates, Acupuntura e Massagens terapêuticas, como o Shiatsu, são muito benéficas para o relaxamento muscular. Quando aplicadas corretamente, elas trabalham o corpo de forma holística, ou seja, reequilibram a circulação e o copo como um todo, levando ao alivio das condições provocadas pelo estresse. .  
Exercite-se
O controle do estresse é um processo contínuo - como fortalecer os músculos através de exercícios. Portanto, o alívio pode vir através deles. O Pilates reúne movimentos que aumentam a força e a flexibilidade, ao utilizar técnicas de respiração para aliviar o estresse, proporcionando sensação de alívio e bem-estar. 

O exercício aeróbico é outra forma particularmente eficaz para aliviar o estresse, pois queima os hormônios que o causam e aumenta a produção corporal de endorfinas - substâncias químicas que são naturalmente secretadas para aliviar a dor e melhorar o humor. Além disso, exercícios simples de alongamento também podem aliviar o estresse e relaxar os músculos tensos.
 

Manter a forma através do exercício e o controle de estresse são importantes no tratamento e prevenção de dores nas costas. 

"Exercícios simples de alongamento também podem aliviar o estresse e relaxar os músculos tensos"

1. O princípio dos alongamentos para melhorar a flexibilidade reflete os principais grupos de músculos do corpo: braços, pernas, quadril, região lombar, pescoço e ombros.
2. Alongar os músculos quando eles estão frios aumenta o risco de distendê-los excessivamente. Deve por isso começar com um aquecimento gradual. Pode, por exemplo, caminhar enquanto estende os braços ou fazer o seu exercício preferido com menor intensidade durante cinco minutos.
3. Faça cada alongamento durante pelo menos 30 segundos. Os tecidos precisam de tempo para alongar com segurança. Alongue cada músculo por 60 segundos, principalmente naqueles que sente mais tensos ou duros.
4. Não exagere. O exagero nos alongamentos pode causar pequenas lacerações nos músculos, o que promove a inflamação, tensão, rigidez e dor.
5. Atenção: não deverá sentir dor durante os alongamentos. Se isso acontecer, deve recuar e alongar apenas até ao ponto em que não cause dor. Caso sinta sempre dor, deve consultar um médico especialista o mais depressa possível.
6. Relaxe e respire normalmente. Não prenda a respiração durante os alongamentos.
7. Alongue ambos os lados do corpo igualmente. O alongamento deve ser leve antes do exercício físico, e mais forte depois.
8. Além de alongar os principais músculos, alongue também os músculos e as articulações que mais usa no trabalho ou atividade física. Os alongamentos específicos para atividades desportivas preparam os músculos. Por exemplo, se joga tênis com regularidade, fazer alongamentos nos ombros, lombares e pescoço é sempre boa idéia.
9. Se só tem tempo de alongar uma vez durante o treino, faça-o depois, quando os músculos estão aquecidos e mais receptivos.
10. Se não pratica desporto regularmente, pode ainda beneficiar com uma rotina de alongamentos regular. Faça alongamentos pelo menos três vezes por semana para manter a flexibilidade. Se praticar exercício físico com regularidade e tem algum problema crônico, poderá sentir necessidade de alongar todos os dias, ou até mesmo duas vezes por dia.
11. Alongamentos não são aconselháveis quando existem certo tipos de lesão. Por exemplo, não alongue músculos distendidos, a menos que seja sob orientação de um profissional em fase de tratamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua opinião